Amazon Kindle Header

Removendo os anúncios do Kindle sem Jailbreak

O Kindle vendido pela Amazon em alguns países possui um programa chamado de “Ofertas Especiais”, no qual é vendido por um valor promocional em troca de exibir propagandas da empresa na capa e parte inferior das telas de menu e biblioteca e é possível remover os anúncios do Kindle por um valor adicional.

Já tive diversos leitores digitais de livros, ou e-Readers, mas sempre gostei muito dos dispositivos da Amazon. Há alguns anos adquiri um Kindle Voyage, modelo que não está mais disponível para venda, mas seria um intermediário entre o Paperwhite e o Oasys.

Kindle Voyage

Na ocasião optei por comprar uma versão Refurbished (dispositivo que por algum motivo foi devolvido à Amazon e, após uma revisão, colocado à venda novamente como novo e certificado) por um desconto bastante significativo que me permitiu adquirir também a capa Origami.

Kindle Voyage com Origami Case

Ao comprar um produto Refurbished no site americano da Amazon, já com um desconto, o termo Special Offers passou despercebido, até porque eu não conhecia o programa, que não existe por aqui, e acabei comprando a versão com propagandas.

Como utilizo a capa e ela trava e destrava dispositivo automaticamente, as imagens não me encomodavam e embora eu tivesse percebido que elas eram exibidas, nunca dei importância a ponto de me preocupar em remove-las.

Kindle Voyage com propagandas

Acabei me dando conta dos anúncios ao procurar por uma alternativa no Jailbreak para exibir a capa de arquivos PDF — que são tratados como documento e não como livros (que são tratados como documentos e não livros, por isso não exibem capa) e descobrir que os anúncios impedem algumas alterações (como colocar a capa do livro atual como tela de descanso).

No site americano é possível para uma taxa de 20 dólares para remover os anúncios do Kindle, mas no Brasil, como o programa não existe por aqui, a opção também não existe.

Amazon sem opção para remover anuncios

Estando com o produto registrado na Amazon brasileira e sem a opção de remover oficialmente as propagandas me vi em situação de tentar remover a propaganda por meio do Jailbreak, mas para minha surpresa a comunidade de Jailbreak não apoia isso e, embora haja alguns relatos isolados de sucesso, no geral é quase impossível encontrar instruções.

A Amazon parece não se importar com o Jailbreak desde que você deixe as propagandas por ali, mas atualizações recentes focaram em “brickar” dispositivos Kindle Fire e outros produtos “destravados” por Jailbreak, além de fechar as portas para o Jailbreak em diversos dispositivos, por hora, Kindles de eInk parecem terem sido deixados de fora.

Achei algumas menções e um vídeo sobre pedir para o suporte da Amazon remover os anúncios do Kindle em períodos comemorativos, em que os anúncios eram removidos sem custos, decidi tentar pedir ajuda à Amazon e para minha surpresa o suporte simplesmente removeu os anúncios durante o atendimento.

Kindle Ofertas Especiais Removidas

Segue a transcrição da conversa com o suporte:

11:55 PM Karla(Amazon): boa noite
Meu nome é Karla
11:55 PM RODRIGO: Boa noite Karla
11:55 PM Karla: Para acessar sua conta, preciso confirmar algumas informações. Poderia confirmar seu nome completo, o endereço de e-mail na sua conta?
por favor
11:56 PM RODRIGO: ***************
11:57 PM Karla: obrigada
sim, eu verifiquei que o Kindle Voyage foi comprado nos estados unidos 
um momento por favor
11:58 PM RODRIGO: Correto, eu comprei na Amazon americana durante uma viagem.
11:58 PM Karla: vou solicitar o cancelamento das ofertas speciais
11:59 PM Karla: Gostaria de informar que eu imediatamente desativei as Ofertas Especiais no seu dispositivo Kindle. Não haverá nenhuma cobrança adicional. Na próxima vez em que o seu Kindle se conectar à rede sem fio, o processo de cancelamento das Ofertas especiais será completado no seu dispositivo. 
12:00 AM Karla: Você precisa de ajuda com mais alguma coisa?
12:00 AM RODRIGO: Obrigado, já apareceu a mensagem na tela
12:01 AM RODRIGO: Apenas isso, muito obrigado!
12:01 AM Karla: foi um prazer
tenha uma boa noite!
:)
12:01 AM RODRIGO: Igualmente

Ou seja, basta acionar o suporte aqui no Brasil, onde o sistema de ofertas especiais não existe e o suporte removerá os anúncios.

Kindle Voyage Home Screenn

Publicado

em

por