Resolvendo o problema do Nokia X2-01 com firmware 8.71 em PT-BR

Atualizando um Nokia X2-01, tive problemas com o firmware, atualizei para a versão errada e não conseguia fazer o downgrade, felizmente consegui resolvi o problema e achei uma boa ideia registrar aqui o processo.

Se você chegou até aqui por uma ferramenta de busca, provavelmente se encontra na mesma situação e entende o processo de atualização de firmware, então vou omitir detalhes de como cheguei ao problema e focar na resolução.

Eu procurei no Google e não achei a solução, apenas várias pessoas com o mesmo problema, espero que isso ajude alguém.

Minha mãe ganhou um Nokia X2-01 que usa basicamente para envio de SMS. O teclado QWERTY do X2-01 é excelente para isso, mas ela percebeu que ao enviar mensagens, o Ç no texto automaticamente era convertido para um C.

Ao ver o dispositivo que lembra muito o E71 (um dos melhores telefones que já tive) minha primeira ideia foi atualizar o software, pois o aparelho bootava com uma animação da claro de quase 5 segundos e eu abomino modificações no sistema feitas pelas operadoras ou terceiros (nesse momento escrevo de uma tablet rodando cyanogen que atualizo diariamente), sem falar que o desempenho era péssimo.

nokia_x2_01_silver_front

Por ser realmente muito parecido com o E71 achei que o sistema era o mesmo e o processo de atualização seria igual ao que eu estava acostumado – trocar o product code e atualizar pelo pc suite. Baixei então o NaviFirm e escolhi o código com versão mais alta sem parar pra pensar que o idioma PT-BR não estaria disponível e o teclado do aparelho possui o Ç.

Para minha surpresa, após a atualização, o aparelho dizia que estava com a última versão, atualmente 8.71, mas ainda apresentava a animação da claro mesmo eu tendo instalado o firmware indiano. A conclusão a que cheguei é a de que apenas uma parte do sistema foi atualizada por esse método, parti então para o método com o Phoenix que realmente apaga todo o sistema e instala uma versão completa e foi ai que o problema realmente começou…

Quando o aparelho bootou ele estava limpo, sem bloatwares, animações da claro e com desempenho bastante melhor, mas em inglês e ao tentar trocar o idioma só estavam disponíveis idiomas escritos em símbolos indecifráveis:

idiomas

Outro fenômeno engraçado foi como ele passou a ser reconhecido pelo windows:

Dispositivo estranho

Minha primeira reação foi tentar instalar a versão 8.70 que possui uma variante latino-americana, mas ai eu descobri que downgrade “mata” os aparelhos atuais da Nokia. Pelo que eu li o aparelho “bricka” mesmo se os softwares forem iguais, mas as versões estiverem como diferentes, isso acontece porque era comum reverter uma atualização quando a Nokia corrigia uma falha que permitia hackear aplicativos, agora não é mais possível voltar para uma versão anterior.

Se você também tentou isso e seu aparelho não liga, aqui está a solução:

Baixe uma rom da mesma versão que você tinha instalado pelo NaviFrim, se possível a mesma. No meu caso foi a 056H1K8

Rom 056H1K8

Crie uma pasta com a versão do aparelho dentro do Phoenix, normalmente C:Program Files (x86)NokiaPhoenixProductsRM-709 e copie os arquivos para lá.

Abra o Phoenix e escolha NO CONNECTION

no connection

Depois File / Open Product

open product

Filtre pelo modelo (RM-709)

rm-709

Em seguida Flashing / Rom Update

firmware update

Escolha a Rom que você baixou no botão “…”

rom select

Em seguida, marque a opção “Dead phone USB flashing” e clique em Refurbish

dead phone

Aguarde o processo, se você escolheu a versão correta seu telefone provavelmente ligará no fim do processo.
Agora seu telefone está de volta ao software com o teclado e idioma errado.

Segue o processo para traduzir o firmware 8.71

Você vai precisar fazer o flash pelo Phoenix, processo descrito anteriormente, mas ao invés de marcar “No connection” e “dead phone”, o aparelho será reconhecido e só é preciso usar um “Scan Device” no lugar de “Open Device”.

Escolha um firmware da versão 8.70 que tenha suporte a PT-BR, se não quiser correr risco use a mesma que eu usei: 059C7N6.

Você não precisa baixar todos os arquivos, apenas o rm709__08.70.ppm_m. Esse arquivo contém o suporte a idiomas da ROM:

suporte idiomas

O que você precisa fazer é substituir o arquivo rm709__08.71.ppm_mh1 da ROM 8.71 por esse na pasta do Phoenix (baixe como explicado para dead phone anteriormente). Simplesmente renomeie o arquivo e copie para a pasta substituindo o arquivo original.

Com isso você tem uma ROM 8.71 com os idiomas que você precisa, basta instalá-la com o Phoenix que as seguintes opções de idiomas estarão disponíveis:

Idiomas corretos

O melhor é que além de remover as alterações da operadora e corrigir o problema de idioma, o problema do Ç nos SMSs foi resolvido:

testeteclado

A única coisa que eu não consegui resolver foi a minha frustração de não ser possível usar o meu teclado Bluetooth Nokia Sw-8u com aparelhos s40 como o X2, apenas com s60 como o e71 e posteriores ou outros sistemas operacionais. Nisso a Nokia realmente pisou na bola.

Espero ter ajudado alguém na mesma situação!


Publicado

em

,

por

Comentários

6 respostas para “Resolvendo o problema do Nokia X2-01 com firmware 8.71 em PT-BR”

  1. Avatar de Luiz

    muito obrigado cara por essa dica não sabia mais oque fazer muito obg tu salvou meu cel obrigado

  2. Avatar de rogerio
    rogerio

    meu celular vai gecar mais já tenho umas ticas para quando ele queprá eu arrumar. valeu brother sua ajuda foi i serar muito importate.

  3. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Muito bom o seu post. Me ajudo muito.

  4. Avatar de Leandro grupo de rap Uservus
    Leandro grupo de rap Uservus

    cara parabenss belo ensinamento salvou um aparelho de um cliente meu..vlw de mais

  5. Avatar de bruno soares costa
    bruno soares costa

    amigo parabéns pelo postagem ajudou muito, mas você poderia disponibilizar os links dos downloads, e a versão do navifirm que você usou.

  6. Avatar de Izaak
    Izaak

    Já estava desistindo do meu Nokia X2-01 e você o salvou de ir para o lixo!

    Ridícula a postura da Nokia de ‘matar’ os aparelhos ao tentar efetuar downgrade. Por isso deixou de ser líder!

    Obrigado meu caro e parabéns pelo post!!!