• Blog
    • Tecnologia
    • Música
  • Rodrigo Rodrigues
    • Currículo
    • Bandas
    • Portifólio
    • Contato
  • Blog
    • Tecnologia
    • Música
  • Rodrigo Rodrigues
    • Currículo
    • Bandas
    • Portifólio
    • Contato
Música

Fazendo o upgrade do Yamaha PSR-550 para USB

Rodrigo Rodrigues 28 de outubro de 2011 49 Comentários
Fazendo o upgrade do Yamaha PSR-550 para USB
Rodrigo Rodrigues 28 de outubro de 2011
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Email

Alguns meses atrás eu estava passeando pelos anúncios de teclados no mercado livre e encontrei um dispositivo bem interessante: um emulador de disquetes. Sim, disquetes! Pode parecer meio estranho, mas eles ainda existem, principalmente para quem possui algum teclado antigo em casa – meu caso.

Emulador de Disquete
Emulador de Disquete

Eu já estava cansado de manter um drive de 3.5” em um i7 apenas para copiar arquivos entre o teclado e o computador ou usar um drive de disquete USB. Embora um pouco ultrapassado, o Yamaha PSR-550 continua sendo um ótimo arranjador e eu o utilizo diariamente para gravar/anotar algumas coisas que escrevo. Sem o drive de disquete a única maneira de ver o que está gravado seria por uma conexão midi com o computador e isso envolve cabos, softwares e muito mais trabalho do que tirar o disco de um e colocar no outro. Os teclados mais modernos usam um pendrive ou sd card, e ter essa opção no meu querido Yamaha me deixou realmente empolgado, a não ser pelo preço do drive que gira em torno de 250 reais no mercado livre. Por sorte o mesmo drive custa 9,90 dólares no ebay. Pois é.

Outro problema muito irritante dessa tecnologia ultrapassada é o acumulo de partículas magnéticas na cabeça de leitura do drive. Às vezes o teclado para de ler o disco e você tem que limpar a cabeça de leitura. Aqueles disquetes de pano feitos pra isso ajudam, mas não resolvem o problema e às vezes desmontar e limpar (ou trocar o drive) acaba sendo a única opção. É realmente muito comum, se você utiliza o tempo todo, retirar uma mídia perfeita da unidade e ao inserir novamente se deparar com a seguinte mensagem:

Depois de um bom tempo (óbvio que veio da china), com o drive em mãos, chegou a hora de instalar. Eu ja tive que desmontar esse teclado, então já sabia os truques, mas é nítido que a Yamaha não focou na facilidade de manutenção ao projetar o case. Em primeiro lugar você vai precisar de uma chave comprida e fina. Minha primeira opção sempre é a elétrica, mas nesse caso ela não alcança o parafuso como você vê na foto.

O pior é que para ter acesso ao drive você tem que desmontar tudo, pois ele fica em baixo da placa principal (Brilhante né?).

Depois de trocar o drive, você vai precisar dedicar um pendrive para esse uso, pois ele precisa ser formatado por um programa especial que cria diversas partições nele. As partições podem ser acessadas no teclado trocando o número do mostrador por botões na parte da frente e simulam vários disquetes. Para ler o pendrive no computador é preciso usar o programa para definir qual partição será reconhecida por ele, mas não tem muito segredo, a única observação que eu faço sobre usar um pendrive no teclado é que você deve comprar um pequeno, caso contrário ele vai te atrapalhar para tocar.

[edit] Muita gente tem me perguntado como formatar o pendrive e outras questões técnicas então fiz esse guia de resolução de problemas, espero que ajude

Acompanhe abaixo as fotos do processo:
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/114612966219450043348/albumid/5668608665769930609?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Comentários
Disquete Floppy Mod PSR-550 Teclado USB Yamaha
  • Share This:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Email
Previous Apoio para livros do Halo e Gears of War
Next OpenWRT: Fazendo mágica com linux no roteador – Parte 1
Rodrigo Rodrigues
Related Posts
Camera Monitor
Criando um monitor de Cameras IP com Raspberry PI 14 de julho de 2019
Café Quentinho Hardware Header
Café com IoT: Arduino e ESP8266 #cafeQuentinho 16 de novembro de 2016
Emulação de disquetes em teclados – Resolução de problemas 1 de março de 2014
Arrumando controles de Xbox 360 (Bumpers) 22 de dezembro de 2013

49 Comments

  1. Rildo disse:
    8 de novembro de 2011 at 00:27

    Olá amigo eu estava lendo o seu tópico e tenho algumas duvidas:
    Eu tenho um PSR 540 e algumas pessoas falam que esse emulador também da certo nele, porem um cara falou que colocou no PSR 540 e que ele só lê o primeiro disquete, ele fala que o software do PSR 540 é muito antigo, mais eu acho que ele deve ser quase igual ao PSR 550.
    Eu gostaria de saber se você sabe se da certo no PSR 540??
    O que você acha?
    Eu também gostaria de saber se você pode compartilhar o link de onde você comprou da china para que a gente possa comprar também?

    1. rodrigo disse:
      8 de novembro de 2011 at 09:17

      Ola amigo, acredito que funciona sim, mas existem alguns fatores que pode ter levado ele a se confundir. Para trocar o disquete que o teclado lê é só trocar o numero aceso no drive, mas no computador apenas o primeiro disquete é reconhecido, para acessar os outros você precisa usar um programa que troca a partição que o computador reconhece. Esse mesmo programa deve ser usado para formatar o pendrive e possui duas formas de formatação, uma que cria uma única partição, assim você fica com um único disquete mas sem limite no tamanho dos arquivos, e uma que cria 100 disquetes de 1,4MB, provavelmente ele formatou com a primeira opção. Para o teclado a conversão é imperceptível, o drive usb simula um drive de disquete e o teclado não tem como perceber a diferença, não vejo motivo para que não funcione em qualquer teclado. Eu comprei no ebay, o anuncio exato que eu usei não está mais disponível, mas existem vários nos mais diversos preços: http://goo.gl/ieMFE espero ter ajudado 🙂

  2. Rildo disse:
    10 de novembro de 2011 at 02:05

    Valeu amigo eu agradeço a voce por ter essa atitude de ajudar as pessoas, eu encontrei um no ebay, por 38.99 Dolar, com frete gratis vai sair uns 70 reais, acho que vou ter que comprar esse mesmo, (Embora eu queria achar um pouco mais barato kkkkkkkk) Aqui no Brasil ta na faixa de 200 a 250 reais, acho que vou pedir esse.
    Agradeço em nome de todos os tecladistas, pois é dificil encontrar pessoas que estão dispostas a ajudar assim como voce.
    Só mais uma coisa: Voce podia deixar o seu msn pra gente falar contigo.
    😉
    Valew amigo!!!

    1. rodrigo disse:
      14 de novembro de 2011 at 14:07

      Obrigado amigo, o meu msn é rodrigor0d@hotmail.com , um abraço!

  3. oziel de lima santana disse:
    11 de novembro de 2011 at 20:57

    olá colega, sempre estou acompanhado as novidades no seu site, sou seu fâ, eu tenho uma dúvida, é só colocar o emulador que vai funcionar os midis no teclado psr550 yamaha, ou tem que ser feito alguma substituição se cabo dentro da placa do teclado para dar certo, porrque eu coloquei o emulador no meu teclado psr550, formatei o pendrive mas não deu certo, será que você poderia enviar no meu email, essas substituições de cabo dentro da placa e quais devem ser modificados para dar certo, porque eu segui as suas orientações e não deu resultado, aguardo resposta obrigado e fique com DEUS.

    1. rodrigo disse:
      14 de novembro de 2011 at 14:09

      Olá Oziel, não precisei substituir nenhum cabo, foi só conectar como o disquete estava e o drive funcionou, talvez seja o tipo de formatação, ou quem sabe o cabo flat não está ao contrário? eu não tive muito sucesso em formatar usando o Windows 7, o programa só funcionou redondo no windows XP, já tentou? um abraço!

  4. Palácios disse:
    21 de dezembro de 2011 at 20:38

    Óla Rodrigo, muito bom seu blog.
    Tenho um psr 550 e cansei dos problemas cauados pelo drive de disket, mas tenho duvidas quanto a substituir pelo Pen Drive.
    Talvez para vc seja fácil, já que demonstra grande conhecimento, mas para os leigos como eu a coisa complica bastante.
    E pode acontecer, é quase certo isso, que a pêssoa gaste dinheiro comprando o tal emulador e não consiga fazer a mudança.
    Talvez seja melhor, ou mais prático, juntar uma graninha, vender o 550 e comprar um teclado com entrada para Pen-Drive.
    Mas as suas dicas são ótimas, talvez eu arrisque instalar.

    Abração

  5. magno disse:
    25 de fevereiro de 2012 at 19:25

    Ola amigo parabens pelo site muito massa, esse emulador fiquei entereçado vc poderia mim ajudar, tipo quais os procedimentos para comprar nesse site por q esta muito barato mesmo OBRIGADO MEU MSN É : magno-pjm@hotmail.com

    1. rodrigo disse:
      28 de fevereiro de 2012 at 18:19

      Ola, é muito similar a um mercado livre, basta se cadastrar e comprar, mas precisa ter um paypal ou cartão internacional, abraço.

  6. Brivaldo Cavalcante disse:
    22 de março de 2012 at 08:19

    o meu teclado é um yamaha psr 540 gostaria de saber se posso substituir o drive disquete por um drive de pen drive

    1. rodrigo disse:
      4 de abril de 2012 at 14:45

      Ola colega, teoricamente funciona em qualquer teclado, a arquitetura do 540 é praticamente a mesma do 550 acredito que funciona sim, mas não tenho como dar certeza porque nunca instalei nesse modelo e também depende do drive que você comprar (embora aparentemente todos sejam iguais) esses drives emulam o comportamento do disquete e o teclado nem fica sabendo que tem um USB no meio do caminho pro arquivo, para ele é totalmente transparente por isso a conversão é tão fácil, boa sorte!

  7. Claudio Pires disse:
    23 de março de 2012 at 00:33

    ola Rodrigo instalei um emulador no psr 550 funciona sim o pen ja esta particionado e com as midi como faço para mudar de pasta 00 para 01 e assim sucessivamente

    1. rodrigo disse:
      4 de abril de 2012 at 14:48

      Ola, para trocar as pastas no teclado tem uns botões no drive que mudam o numero no display, no computador você tem que usar um programa para acessar as outras pastas, o mesmo programa que formata o pendrive, tem uma opção la para mostrar todos os disquetes como pastas (que nunca funcionou comigo) e outra para escolher qual disquete está aparecendo por padrão no computador, essa deixa você trocar a pasta que é reconhecida pelo PC, é assim que eu organizo os arquivos, boa sorte!

  8. Onival disse:
    24 de março de 2012 at 15:05

    Olá, Rodrigo!
    Muito bom o seu Tuto…
    Será que pode me ajudar, com um passo-a-passo, a conectar meu Teclado PSR 550 ao PC, via cabo USB/MIDI?
    O que tenho que fazer no Teclado?
    Qual Host usar?
    Obrigado
    Onival – Lisboa

    1. rodrigo disse:
      4 de abril de 2012 at 14:53

      Ola Onival, se eu não me engano essas opções de host só fazem diferença se você estiver usando o cabo especial que conecta naquele conector diferente com mais pinos e menor que tem perto dos conectores midi padrão, tem um erro muito comum que você pode estar cometendo, a maioria dos cabos vem marcado como OUT/IN mas você precisa ligar o OUT do cabo no IN do teclado e o IN do cabo no OUT do teclado, as vezes é o contrário, tente inverter e veja se funciona… outro problema que eu já tive é que alguns cabos simplesmente não funcionam com algumas versões do windows, eu tenho usado o mais comum e barato: http://goo.gl/Wy0KD o seu é igual a esse? qual versão do windows você está usando? boa sorte!

  9. Juarez disse:
    8 de abril de 2012 at 18:14

    Rodrigo! Tenho um PSR 540 e adquiri o emulador, instalei e ele fica com a luz vermelha de leitura constantemente acesa um cara disse que instalou e funcionou direitinho no mesmo PSR 540. Como pode ser isso. Se no plug de alimentação do PSR 540 só tem trez pinos GND, GND e +5v e falta o de -5v.

  10. Onival disse:
    13 de abril de 2012 at 10:29

    Graaaande Rodrigo.
    Rapaz,vc é BOM mesmo, viu?
    Resolveste a “parada”. Era na “inversão” do In / Out mesmo.
    Baixei o controlador USB do site da Yamaha.
    Mas sua ajuda foi muito importante
    *
    Rodrigo, comprei tb o Emulador de Disquetes.
    Meu Win é o 7 e o programa de formatar não era compatível. Então pedi ao fabricantes IPCAS que me enviasse o programa para WIN7.
    OK! Instalei e formatei a PEN em 100 Floppys.
    Agora tô apanhando é pra colocar os arquivos na Pen.
    Aparecem os Floppys e, mesmo eu colocando alguns .sty a capacidade usada fica em 0%, rsrsr
    *
    Obrigado.

  11. Rildo disse:
    21 de abril de 2012 at 18:35

    @Brivaldo Cavalcante
    Olá amigo, eu tenho um Teclado PSR 540 eu comprei e instalei um emulador desse e funcionou normalmente, tem algumas pessoas sem conhecimento que andam falando que não funciona no PSR 540, mais pode comprar tranquilo por que o meu ta funcionando até hoje.
    FALOW

    Rildo dos Teclados

  12. Eliel Edson disse:
    21 de abril de 2012 at 23:55

    minha duvida he o seguinte: Eu uso o xp, formato o pen pelo programa e faco as particoed de 00 a 99, no pc fica uma pasta chamada DISK e dentro dela uma outra chamada F:, e quando vou colocar no pen da disco cheio. onde errei e qual procedimento tomar. forte abraco. me perdoa pela falta de pontuacao he que to usando um celular.

  13. oNIVAL disse:
    25 de abril de 2012 at 22:30

    @Rildo
    Rildo, vc consegue trocar de Floppys fácil?
    Aqui no meu psr 550, abre no 00 e não dá tempo de mudar para o 01. E qdo consigo isso, nao dá pra mudar pro 02.
    E tenho que desligar o teclado e religar e correr e apertar o botão. Uma chatice.
    Será que para o psr 550 é melhor formatar em 720 kbps?
    *
    Tenho o Win7 e o programa p formatar próprio para win7
    .
    Obrigado

  14. Onival disse:
    4 de maio de 2012 at 02:45

    @rodrigo Rodrigo, já consigo colocar arquivos nos floppys.
    O problema é que, coloco 10 .sty no floppy 00, 10 ou mais MIDIs no 001, 10 midis no 002 e etc…
    Ficam com capacidade 25 %, 15% etc…OK?
    Mas ao inserir a Pen na Drive abre no 000. Carrego os .sty normais (3 de cada vez no 550) mas para abri as MIDIs tenho que retirar e colocar a Pen e mudar rapido demais (Não espera nem meio segundo, rsrsr) e tb não dá tempo pra tentar olhar a 002, 003 etc…
    obrigado por qualquer ajuda….
    Cada floppy fica com 1.44 mb de espaço. Posso formatar em 720 kbps?

  15. Davila Campos RJ. disse:
    15 de maio de 2012 at 22:57

    Rodrigo, muito obrigado pela dica.
    Instalei o drive emulador no Hyamaha psr 550

  16. Davila Campos RJ. disse:
    15 de maio de 2012 at 22:59

    Rodrigo, muito obrigado pela dica.
    Instalei o drive emulador no Hyamaha psr 550 e funcionou perfeitamente.
    Um abraço

  17. Davila Campos RJ. disse:
    15 de maio de 2012 at 23:00

    Davila Campos RJ. :Your comment is awaiting moderation.
    Rodrigo, muito obrigado pela dica.Instalei o drive emulador no Hyamaha psr 550

  18. jose cicero da silva disse:
    16 de maio de 2012 at 21:45

    rodrigo me passe o telefone do fornecedor desse driver usb para teclado pois quero um para o yamaha psr 550 obrigado

  19. dinaldo disse:
    28 de junho de 2012 at 12:51

    ola,gostaria de saber,se o emulador toca estilo,ou só song[midi]

  20. Onival disse:
    1 de julho de 2012 at 23:14

    Rildo :
    @Brivaldo Cavalcante
    Olá amigo, eu tenho um Teclado PSR 540 eu comprei e instalei um emulador desse e funcionou normalmente, tem algumas pessoas sem conhecimento que andam falando que não funciona no PSR 540, mais pode comprar tranquilo por que o meu ta funcionando até hoje.
    FALOW
    Rildo dos Teclados

    Rildo, pergtuntei ao Rodrigo mas talvez vc possa me responder…
    Formatei a Pen normalmente. Aparecem 99 Floppys de 1.44 mb cada, do 00 ao 99
    Coloco styles (305) no floppy 00 e algumas MIDIs no floppy 01…
    Insiro a Pen no teclado mas ela não dá mais 1 segundo de tempo para eu mudar para o 001…como resolver isso?
    Tenho um PSR 550
    Obrigado

  21. Onival disse:
    1 de julho de 2012 at 23:16

    Corrigindo digitação.
    “…Coloco styles (30%) no floppy 00 e algumas MIDIs (40%) no floppy 01…”

  22. JOSEMAR SALES disse:
    8 de julho de 2012 at 20:41

    BOA NOITE AMIGO, FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR UMA PESSOA COMO VC Q TEM BOA VONTADE DE AJUDAR. TENHO UM PSR 550 COM PENDRIVE, FORMATEI E ESTOU TOCANDO COM ELE, NAS A FORMATAÇAO SO ACEIRTA 1.4 NAO CONSIGO USAR OS 100 BANCOS, COMO DEVO FORMATAR PARA CONSEGUIR? VC PODE ME AJUDAR? TE AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE, E Q DEUS TE ILUMINE E NAO MUDE O SEU MODE DE SER, SALES DO TECLADO.

  23. JOSEMAR SALES disse:
    8 de julho de 2012 at 21:09

    OLA AMIGO FOMATEI O PENDRIVE COM AS 100 PARTICOES, POREM O DIVRE FICA “TRAVADO” NA PARTICAO “00” VC SABE SE TEM ALGUMA CONFIGURACAO “JUMPEAR” NO DRIVE? AGUARDO RESPOSTAS!

  24. jailton santos oliveira disse:
    19 de julho de 2012 at 11:23

    olá amigo eu tenho um teclado psr 550 e instalar um emulador eu vir todos os procedimentos que voce colocou;mas eu mim fala nao corre o risco de quimar alguma peça no teclado se caso instalar alguma peça errada

  25. jose vicente disse:
    5 de agosto de 2012 at 15:38

    consigui formata o pen drive mais só consegui colocA midi no flooppy 00 nos demais não consigo, eu uso o win7 e uso o programa USB_flooppy_MANAGERII V1.31T aparece as partições mais não da pra colocar nada preciso muito da ajuda rodrigo obrigado

  26. jailton santos oliveira disse:
    22 de agosto de 2012 at 15:47

    olá amigo,tenho um teclado psr550 e troquei o disquete por um pen draive.mas quando coloco o pendrive.apareçe unformatted disk.mim ajude se voçê poder.por favor,agaradeço.aguardo resposta

  27. guima disse:
    30 de agosto de 2012 at 00:25

    preciso deste programa para converter ritmus para tocar no psr 550, alguem tem? coloquei um drive para pen.

  28. Cleber Souza disse:
    30 de agosto de 2012 at 17:59

    Para instalar o emulador e fazer funcionar lendo todas as partições do pendrive (100) baixe o seguinte manual:
    http://www.4shared.com/rar/3fgXYY4r/Instalaao_em_PSR640_PSR740.html
    Contém todas as informações para instalar o drive emulador de disquete e mudar de partição no pendrive.

  29. Onival disse:
    9 de outubro de 2012 at 21:50

    Vc precisa formatar a Pen com o programa próprio e não com o sWindows.
    Tem porgrama para o XP e tb para o Win7.
    Se for para o Win7, diga, e eu te envio.
    Abçs@jailton santos oliveira

  30. emiliano disse:
    22 de outubro de 2012 at 17:29

    olá amigos olha preciso deste programinha que formata em 100 partiçoes para o xp quem puder mandar gradecido pode mandar no email darioemilianodasilva@gmail.com e quem quizer ritimos tenho aqui e monto tbm lembrando sou cego

  31. francisco disse:
    12 de novembro de 2012 at 22:36

    caro amigo não esta lendo meu teclado troquei p de disket p pen drive qual é o site p formatar o pen drive

  32. JJOSE VALTER disse:
    6 de janeiro de 2013 at 16:38

    olha eu gostari de saber onde se consegue o programa para formatar o pen drive estou adquirindo um emulador para colocar em meu teclado que é um psr 450, alguem pode me responder?

  33. Sandro da Cunha disse:
    7 de março de 2013 at 22:04

    Rodrigo tenho um psr 540 todas teclas ficaram mudas
    vc conserta? e instala drive para mim sou de juiz de fora Minas Gerais 32 91373933 032 32333566 muito agradecido vamos combinar……..

  34. Luciano Silva disse:
    23 de março de 2013 at 19:08

    ola rodrigo eu substitui o drive do meu yamaha 640 e eu não sei como fazer os 100 disketes no pendrive eu so formato ele no teclado depois coloco no computador e volto o pendrive para o teclado com apenas ums 60 ritmos me esplica como fazer para criar repartições nele um abraço

    1. rodrigo disse:
      31 de março de 2013 at 05:48

      Cara, você tem que formatar ele pelo computador usando um programa especial pra isso: http://www.ipcas.com/support/usb-floppy-emulation-download.html

  35. Vandeir Leite disse:
    18 de maio de 2013 at 03:21

    Achei a sua ideia brilhante, sempre pensei nisto mas nunca tinha visto. Tenho um teclado desse e gostaria de fazer esta adaptação. Apesar de ser um teclado antigo, ele tem me atende bem. Onde eu compro este dispositivo? Você acha que um bom técnico consegue fazer esta adaptação? Desde de já, obrigado

  36. Eziquiel disse:
    16 de junho de 2013 at 22:36

    Bem útil seu tutorial. Mas me tira uma duvida, o drive do teclado é igual ao de um PC? pois pra mim seria o suficiente o disquete mesmo e já tenho de um PC aposentado.

    abraço

  37. Fernando Rodrigues disse:
    19 de outubro de 2013 at 16:34

    Rodrigo eu fiz o processo certinho tomando o maximo de cuidado com os componentes,mas quando eu terminei de instalar o meu teclado não ligou não sei o que faço mais!! acho que tenho que levar na especializada!!

  38. Venâncio Fran disse:
    11 de fevereiro de 2014 at 15:50

    Alguém pode me ajudar? Instalei o drive de usb no psr 550, mas como não tenho o programa para formatar pelo xp, formatei pelo teclado mesmo, mas não consigo particionar em 00,99 floppys! Pedi o programa no site onde comprei, me mandaram o manual, mas em inglês! Como e onde posso conseguir o programa de formatação do pen para o xp???

    1. Rodrigo Rodrigues disse:
      11 de fevereiro de 2014 at 18:22

      Olá Venâncio, tente esse software http://www.ipcas.com/support/usb-floppy-emulator-v3-download.html

  39. Emulação de disquetes em teclados – Resolução de problemas | Rodrigo Rodrigues disse:
    20 de março de 2014 at 17:24

    […] Alguns anos atrás eu converti o meu teclado Yamaha PSR550 de disquetes para USB e escrevi esse post. […]

  40. Emulação de disquetes em teclados - Resolução de problemas - Rodrigo Rodrigues . Info disse:
    9 de dezembro de 2018 at 00:23

    […] Alguns anos atrás eu converti o meu teclado Yamaha PSR550 de disquetes para USB e escrevi esse post. […]

Comments are closed.

AdSense

Social Accounts

  • Facebook
  • Email
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram
Rodrigo Rodrigues ©