Roland Ax-Synth Review

Eu deveria estar postando a continuação do tutorial de HTML, e espero fazer isso logo, mas nos últimos meses eu entrei em uma maratona de trabalhos e provas da faculdade. Os acessos inclusive despencaram e, durante esses meses, aconteceram certas coisas que são assunto para uma dúzia de posts. Como por exemplo eu adquirir um Roland Ax-Synth, um sintetizador sensacional sobre o qual eu gostaria de falar um pouco.

Fiz um vídeo rápido sobre o Ax-Synth e pra quem não viu aqui está:

Eu gostei do vídeo, apesar de ter atropelado umas notas e não ter tido tempo de falar metade do que eu queria.

Para quem gosta de specs seguem as dele:

Keyboard 49 Keys (with velocity)
Sound Generator
Maximum Polyphony 128 voices
Tones 256 Tones + 8 Special Tones (including SuperNATURAL)
Controllers D-Beam, Ribbon Touch, Modulation Bar, Volume Knob Controller, Aftertouch Knob Controller, Portamento On/Off, Hold button On/Off, Bender Mode: Normal/Catch+Last
Connectors Output Jacks: 2 x 1/4′ inch phone type (L/MONO, R), Headphones (Stereo 1/4′ inch phone type), Foot Pedal, USB connector (USB MIDI), MIDI connector (IN/OUT), AC Adaptor
Others
Battery 8 x Ni-MH rechargeable Batteries
Display (3 x 7) segment LED
Accessories Owner’s Manual, Shoulder strap, AC Adaptor (PSB-1U)
Size and Weight ( excluding batteries )
Width
1,142 mm 45 inches
Depth
266 mm 10-1/2 inches
Height
87 mm 3-7/16 inches
Weight
3.9 kg 8 lbs. 10 oz.

Os timbres do equipamento realmente me agradaram, a quantidade de recursos de expressão permite tirar um som muito realista do Ax-Synth. uma das coisas que eu deixei de falar no vídeo foi sobre o Ax-09, também conhecido como Roland Lucina.

Roland Lucina Ax-09
Roland Lucina Ax-09

O Ax-09 é outro membro da família Ax, no vídeo cito o Ax-01 e Ax-07 que são apenas controladores midi. O Ax-09, assim como o Ax-Synth, possui um sintetizador embutido. Na verdade, é como se o Ax-09 fosse uma versão compacta do Ax-Synth.  Quase comprei o Lucina, mas após muita pesquisa decidi que o teclado certo para mim era o Ax-Synth e vou explicar o porquê.

Controles de Expressão do Ax-Synth (Polegar)
Controles de Expressão do Ax-Synth (Polegar)

Enquanto o Ax-Synth se mostra pronto para o palco, o Ax-09 parece ser perfeito para uso em estúdio e uso amador. A diferença mais impressionante está no preço. No Brasil o preço de qualquer instrumento é um absurdo, mas nos Estados Unidos, onde temos o menor preço, o Ax-09 custa apenas 400 dólares. Já o Ax-Synth custa cerca de 1200 dólares.

Mas o que falta no Ax-09 para o preço ser tão menor? Duas coisas muito importantes: uma oitava e parte dos controles de expressão.

Os dois hardwares são muito parecidos, um tem alguns timbres a mais que o outro mas nada muito significativo. Quando digo que o Ax-09 é melhor para se usar em estúdio, não significa que não seja um bom equipamento para se usar ao vivo, afinal, é um sintetizador profissional da Roland, mas a menos que os recursos que citarei a seguir não te façam falta, não espere correr pelos palcos sem nenhum cabo.

Controles de Expressão do Ax-Synth
Controles de Expressão do Ax-Synth

O Ax-Synth apresenta controles de polegar ausentes no Ax-09. São eles: Hold (sustain), Bender Mode, Portamento, Volume e After Touch. Além do polegar, os controles de oitava não estão tão acessíveis. Embora ambos possam ser usados como teclados convencionais, o Ax-09 parece enfatizar isso mais do que o Ax-Synth pela posição dos controles. Uma das coisas que achei muito estranhas no Ax-09, é a posição dos botões de timbres abaixo das teclas ao invés de acima, como no outro. o Ax-09 supera a falta desses controles pela possibilidade de usar um pedal de expressão, o que eu não consegui fazer no Ax-Synth, pois a menos que ele tenha alguma opção muito escondida, o pedal só funciona como sustain, o que limita um pouco a sua mobilidade em um palco.

Uma coisa que me deixou um pouco preocupado em relação ao Lucina é que o Ribbon (sensor do bend) está cercado pelo plástico da carcaça, deixando pouco espaço para as mãos do tecladista. Isso parece atrapalhar um pouco na hora de fazer aquele solo empolgante que quase estoura a corda.

Era de se esperar que algumas novidades surgissem no Ax-09, afinal, foi lançado depois. Uma coisa que realmente faz um pouco de falta para praticar as musicas é o recurso presente apenas no Lucina de tocar musicas a partir de um pendrive. Por esse motivo, ele usa uma porta USB padrão A, já o Ax-Synth usa uma porta USB padrão B o que anula a possibilidade de um dia suportar esse recurso por update de software.

Falando de software, a série conta com a possibilidade de editar os timbres por USB, recurso que eu ainda não tive tempo de testar nem o software, pois comprei o meu fora da caixa, mas a internet garante que dá pra passar horas brincando de entortar ondas.

Software de edição de timbres do Ax-Synth
Software de edição de timbres do Ax-Synth
Suporte Roland ST-AX
Suporte Roland ST-AX

Uma coisa que observei ao usa-lo como módulo e controlador midi é que ele não conversou muito bem com meu teclado Yamaha, provavelmente por diferença no padrão (ou falta de) para a troca dos timbres. Quando uso dois teclados Yamaha conectados, posso trocar o timbre tanto no módulo quanto no controlador, mas com Roland/Yamaha ao trocar no controlador o som desaparece. Aparentemente, ele tenta usar um timbre que não existe, pode ser o fato do Yamaha ter uns 8 anos, mas está com mais cara dos padrões das marcas não se falarem.

Uma coisa que está sendo um verdadeiro desafio é encontrar os acessórios do Ax-Synth no Brasil. Cheguei a encomendar o suporte St-Ax para ele em mais de uma loja, mas é extremamente difícil achar em estoque, o case fabricado pela SKB eu desisti de tentar achar em território nacional.

Case SKB para Roland Ax-Synth
Case SKB para Roland Ax-Synth

 

Ambos estão disponíveis em branco e preto. Na minha opinião, o Ax-Synth ficou mais legal branco e o Ax-09 ficou mais bonito preto.


Publicado

em

,

por

Comentários

28 respostas para “Roland Ax-Synth Review”

  1. Avatar de rafael
    rafael

    olá rodrigo onde axo um ax synth com um preço bom , abração

    1. Avatar de rodrigo

      Preço bom está meio difícil… eu acabei comprando o meu na http://www.madeinbrazil.com.br pelo menos la eu consegui testar o Ax-Synth e o Ax-09 pra escolher qual eu queria mesmo… mas está caro em todo lugar… e com os impostos não está compensando trazer de fora também

  2. Avatar de Felip
    Felip

    Olá amigo, tenho muito interesse em comprar esse teclado… mas gostaria que me informasse algumas coisas:

    Tenho um XP-60 e curto os sons de piano dele, no AX-Synth tem pianos legais que dê pra colocar em uma estante e toca-lo com as duas mãos? Sei que tem 4 oitavas, mas independente disso existem sons de pianos e strings básicos e legais para esse teclado? as teclas tem sensibilidade? Abração e obrigado pela ajuda.

    Felipe.

    1. Avatar de rodrigo

      Ola Felipe, existem sim, o piano que vem tem um som decente, por ser um Roland eu esperava que o som fosse melhor, o Piano que vem não é o SuperNatural, você pode editar os timbres pelo computador e melhorar um pouco o som, quanto aos strings eu achei que falta um pouco de ataque, tive que editar um pouquinho também, o violino e celo são impressionantes. Pelo que percebi a maioria dos timbres trabalham com 4 níveis de sensibilidade. Se você já tem um teclado com sons legais e vai usa-lo em uma estante você pode ligar os dois por um cabo MIDI e usar os sons do XP-60 pois o Ax-Synth também serve como controlador 🙂
      Desculpe a demora pela resposta, espero ter ajudado.

  3. Avatar de Felipe Lacerda
    Felipe Lacerda

    Rodrigo,

    Primeiramente, gostei muito do seu vídeo, ele foi um dos motivos de eu ter comprado o AX Synth.. Eu tinha um Lucina acabei vendendo ele para obter mais timbres e ferramentas de edição, etc..

    Agora uma pergunta: Vc sabe dizer s podemos fazer como no Juno Di, que baixamos alguns timbres já feitos por outros usuários e pode-se ler pelo editor e depois disso grava-los?

    Grd Abraço,

    Felipe

    1. Avatar de rodrigo

      Ola Felipe, fico muito feliz que tenha gostado do vídeo e este tenha te ajudado.
      Na verdade ainda não brinquei muito com o editor de timbres, espero que seja possível sim, pelo menos para fazer um backup, mas não lembro de ter visto essa opção. Procurei na internet e não achei nenhum site com timbres para baixar, seria muito bom ter algum site com os timbres, ou pelo menos a lista de parâmetros para recriar o timbre.
      Se eu encontrar algo do tipo posto aqui e te mando um e-mail.

      Um abraço,
      Rodrigo Rodrigues

  4. Avatar de Maicon
    Maicon

    Gostaria de saber se é possivel ligar o Lucina em um teclado controlador, ai teria um teclado com maior numeros de teclas, utilizando o mesmo som do Lucina.

    Obrigado!. Abc

    1. Avatar de rodrigo

      É possível sim, mas não é possível utilizar um timbre no Lucina e outro no controlador, foi uma das primeiras coisas que tentei pois uso um controlador com um arranjador e estou acostumado a fazer isso, mas os AXs não conseguem processar dois timbres, também não da para usar dois timbres ao mesmo tempo nem fazer o split do teclado em dois sons… outra coisa que reparei é que tentar trocar o timbre a partir do controlador ele não entende o comando e fica mudo até você escolher o timbre nele novamente, mas isso pode ser porque meu controlador é da Yamaha. Uma coisa que reparei é que mesmo usando o bend do controlador os dois modos de bend funcionam perfeitamente, assim como os outros recursos: portamento, hold, sustain, octave, etc.
      um abraço

  5. Avatar de Maicon
    Maicon

    Obrigado amigo pela resposta. Mas ainda tenho uma duvida, tem alguma configuração a fazer no Lucina antes de eu ligar um teclado controlador? tenho uma um controlador Radium da M-Audio, e um Roland XP-50 quando eu ligo o XP-50 no teclado controlador, automaticamente o controlador pega o mesmo som do XP-50, eu fiz a mesma ligação com o Lucina, mas o controlador não tocou com os sons do lucina. Você pode me esclarecer como eu faço esta ligação? ou oque preciso configurar para q o controlador pegue o som do Lucina. Obrigado
    Abraço.

    1. Avatar de rodrigo

      Olá Maicon, eu achei que o Lucina tinha uma porta MIDI IN como o AX-Synth, mas aparentemente ele só tem porta OUT… A única maneira de fazer isso é por USB, mas parece que ele não vai reconhecer qualquer teclado, dei uma olhada no forum da roland e o que o pessoal tem feito é ligar o outro teclado em um computador e o computador no Lucina, resolve para home studio mas para palco é um problema, eles usam o programa midiox (http://www.midiox.com/), outra opção para não precisar do computador é um adaptador como esse: http://www.kentonuk.com/products/items/utilities/usb-host.shtml mas embora tenha sido sugerido lá, aparentemente ninguem tentou ainda, achei ele no ebay bem carinho, 140 dolares. Lamento a informação incorreta no comentário anterior.
      um abraço
      Rodrigo Rodrigues

  6. Avatar de Maicon
    Maicon

    Tranquilo Rodrigo, muito obrigado pelos esclarecimentos.

  7. Avatar de Maicon
    Maicon

    Pode tirar mais uma duvida Rodrigo? você disse que consegue processar 2 sons diferente no 1 no controlador e outro no arranjador, sabe me dizer se consigo fazer isto com o Roland XP50, com meu controlador Radium da M-Audio?

    1. Avatar de rodrigo

      Eu não conheço o XP50, mas deve ser algo parecido com o que eu faço, no meu caso o arranjador é um Yamaha PSR-550, quando eu plugo o controlador ele assume o primeiro canal do MIDI, e assume o timbre do primeiro canal da musica que estiver selecionada ou o mesmo canal do timbre principal do 550, mas quando eu estou com algum arquivo MIDI aberto eu posso trocar os timbres e configurações de cada canal, e se eu troco o timbre pelo outro teclado Yamaha que eu uso como controlador o 550 entende o timbre que eu selecionei. Eu sei que esse controlador que você usa é um controlador dedicado, experimente ligar o Lucina como controlador e trocar o timbre para ver se XP50 entende o comando.

  8. Avatar de Diuliano Ramires
    Diuliano Ramires

    olá parceiro. é o seguinte, tenho um ax-synth, mas to usando ele apenas como controlador..mas as teclas tão sem um pingo de sensibilidade. . é o ax-synth mesmo q nao tem essa função de sensibilidade nas teclas, ou é so configuração? abçs

    1. Avatar de rodrigo

      Ola Diuliano, é configuração, o AX-Synth possui sensibilidade, você inclusive consegue configurar para ele tocar timbres diferentes de acordo com a velocidade, você comprou ele usado? o dono anterior pode ter desabilitado a sensibilidade, eu não tive muito tempo de brincar com o editor de timbres dele, mas no Ax-Synth Editor ( http://goo.gl/0hyjt ) você consegue alterar a sensibilidade das teclas, um abraço!

  9. Avatar de Diuliano Ramires
    Diuliano Ramires

    valeewww Rodrigoo .. vou fuçaar ele aqui agoraa. hehe.. poisé ele foi comprado novo novo… é da banda q eu toco,,, abraços

  10. Avatar de Diuliano Ramires
    Diuliano Ramires

    rodrigo qual teu msn?

  11. Avatar de jeffinhokb
    jeffinhokb

    amigo eu tenho um ax-synth quero saber se alem de aditar o os timbres com o editor,eu posso baixar timbres prontos na net,e de onde eu posso baixar ,qual o site?

    1. Avatar de rodrigo

      Cara, não tem um site proprio pra isso, uma pena… mas vc acha algumas coisas nos foruns, a galera do http://www.rolandclan.com as vezes posta algo, a roland uk postou uns timbres: http://goo.gl/a5dgD e tem os caras da S4K que fazem uns patches legais: http://goo.gl/5Tkh1 (http://www.youtube.com/watch?v=YnyoNgDPZl4)
      Boa sorte!

  12. Avatar de Dirval
    Dirval

    pow kra boa tarde…vc saca de rolande juno stage?tenho um + QUEria melhorar o piano dele…se puder me ajudar agradeço…abraços

    1. Avatar de rodrigo

      Cara, só usei o Stage em lojas, nunca editei os timbres dele, de uma olhada no http://www.rolandclan.com que tem um forum só pra ele, ótimo teclado, boa sorte!

  13. Avatar de Dirval
    Dirval

    qual o nome desse som de voz humana que vc usou ai no video?sera que eu consigo baixar ele para o roland juno stage?fica com Deus mano…

    1. Avatar de rodrigo

      Cara, o timbre chama Jazz Scat, está presente em vários teclados da Roland mas não sei se você vai conseguir baixar, no caso do Ax-Synth ele está na categoria de timbres “Especiais” que eu nem consigo editar, mas não sei como funciona com o Stage, Abraço!

  14. Avatar de Alan Kaylon
    Alan Kaylon

    OI rodrigo,eu gostaria de saber se tem alguma distorção no ax synth que de uma apitada segura, pq nos que eu vi até agora só se vc apertar na tecla e aí que o som da guitarra vai virando apitada.

  15. Avatar de Alan Kaylon
    Alan Kaylon

    eu tb gostaria de saber se tem como eu gravar timbres e passar pra ele pelo computador, eu sou guitarrista, tenho uma IBANEZ AT 300 Signature Andy Timmons. essa guitarra na minha opinião tem o timbre mais bonito do mundo. e meu irmão é tecladista e ficou loko pelo timbre dessa guitarra. tem como grava nota por nota no ax synth?

  16. Avatar de Charllonn
    Charllonn

    Em posso usar o pen drive e passar os timbres para o teclado // ax-09

  17. Avatar de JeffersonGouveia
    JeffersonGouveia

    Olá Rodrigo, gostaria de saber se a possibilidades de importa algum outro timbre de outro teclado como por exemplo do Fantom x que compatível com o Ax ? e pra que serve a opção importa do Editor do Ax synth ? e aonde posso baixar algum timbre pra tentar importa.