Arrumando a tela do notebook HP Pavillion Tx2510us Tablet

Há alguns anos comprei o notebook Tx2510us que serviu como uma luva para a minha necessidade, mas alguns anos depois apresentou problemas e precisei arrumar a tela do notebook eu mesmo pois o reparo em uma ssintência era muito caro. Com uma tonelada de hardware embutido na tela o reparo foi, no mínimo, interessante.

HP Tx2510us
HP Tx2510us HP Tx2510us

Para uma máquina lançada no auge do Windows Vista, o Tx2510us tem um processador razoável, uma placa de vídeo boa e rodando um Linux o bicho voa. Alem do hardware convencional que se espera de um notebook, que na época era o top da linha, esse brinquedinho possui algumas coisas interessantes: um controle remoto, dois microfones, leitor biométrico, duas saídas de fone (ja precisou mostrar algo para alguém em um auditório e teve que dividir o fone?) e o principal: a tela rotatória de touch screen resistivo da série Tx2000 (não confundir com a tela multi touch capacitiva da recente série T2x2000) com uma tablet wacom e sensor de pressão embutidos.

Ok, tablet PCs não são novidade, já usei um rodando win 95 e hoje todas as marcas tem o seu, mas em 2007 isso não era realidade, ainda mais com essa qualidade. Não vou dizer que pc é perfeito tem vários problemas, como a bateria e a temperatura que chega a 70°C fácil, sem falar no vídeo ser ATI, mas eu adoro essa maquina.

Para quem fala tequiniquês seguem as specs: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01471025&cc=us&dlc=en&lc=en

O problema

Um belo dia a tela do notebook começou a piscar esporadicamente, no início pensei que fosse problema no flat (que nesse pc não é flat), ou seja o “cabo de vídeo”, mas logo reparei que o problema acontecia com ele parado.

A telado notebook continuou piscando por cerca de 5 meses, as apagadas foram ficando cada vez mais frequentes até finalmente apagar de vez.

Dead Screen

O diagnóstico

Esse e um problema comum em notebooks, nesse caso a tela do notebook apaga mas continua com imagem, é diferente do caso de não ter imagem nenhuma mesmo usando um monitor auxiliar, no meu caso somente a iluminação foi afetada.

Existem 3 causas possíveis:

1. Lâmpada

A lâmpada do LCD é extremamente frágil e como toda lâmpada ela queima, mas isso é muito difícil de acontecer, em algumas telas existem duas ou mais lâmpadas, nesse caso eh fácil identificar o problema pois apenas metade da tela apaga.

2. FL Inverter

FL Inverter
FL Inverter FL Inverter

Fazendo uma analogia  às lâmpadas domésticas o FL Inverter é o “reator” dá lâmpada do notebook, só que ele tem a incrível função de transformar 5v dá placa em 1300 que a lâmpada precisa, essa é a causa mais comum do problema pois esse circuito queima.

3. alimentação

O cabo que alimenta o inverter pode romper, mas em muitos computadores esse cabo alimenta a tampa toda (leds, câmera, áudio etc.) e tudo apaga, outra problema que acontece é a placa ser danificada (cortes nas trilhas, capacitores estufados, transístores queimados), isso normalmente é impossível difícil de arrumar, se estiver com a tela apagada reze para não ser isso.

O reparo:

Antes de reparar eu mesmo fiz o orçamento do reparo numa assistência, foi então que descobri que a HP não troca peças, apenas a tampa toda com a telado notebook, mandei para um lugar especializado e ouvi a mesma coisa, só que a troca da tampa completa fica em 1500 reais oficialmente e no mercado livre a tampa toda está 400/500 reais, então decidi realizar o reparo eu mesmo.

Como sempre a pior parte foi desmontar.

Removida a tampa tive fácil acesso ao Inverter não parecia haver nada errado com ele.

ATENÇÃO: antes que algum gênio pense em usar o multímetro, lembre que os inverters fazem a magica de transformar 5v ou 12v da placa mãe em algo na casa dos 1300v que a lâmpada usa, ou seja, eles operam muito acima do que a maioria dos multímetros são feitos para aguentar e podem ser danificados.

Muitas vezes o inverter não queima, apenas perde potência e como nesse tipo de lâmpada o controle de brilho é uma alteração mínima de potência, se o inverter não estiver 100% a lâmpada não acenderá corretamente. Alguns inverters tem um potenciômetro para ajustar a potência e uma MINÚSCULA alteração pode ressuscitar a tela, não era o meu caso.

Comprei outro inverter mas isso não resolveu o problema, então decidi olhar a lâmpada para ver se apresentava sinal do problema e para poder comprar outra igual, foi nesse momento que eu descobri por que a HP não troca a lâmpada, apenas a tela inteira, a lâmpada está num lugar de impossível difícil acesso, e vale mais a pena trocar a tela do notebook.

Fio solto

Quando consegui acessar a lâmpada o problema ficou claro, o cabo havia se partido na base da lâmpada, haviam queimaduras típicas de eletricidade nos componentes ao redor, indicando uma descarga, possivelmente um curto, que não entendi como pode ter acontecido.

Para soldagens impossíveis difíceis, sempre peço a ajuda do meu pai, afinal a mão de um cirurgião que passa o dia usando um bisturi é muito mais firme que de um programador que não usa nem caneta.

Soldamos o fio e a lâmpada acendeu normalmente, montei tudo como era e o computador está funcionando perfeitamente, inclusive com touch e tablet calibrados 😉

Fotos completas na galeria abaixo:

Galeria Reparo HP Tx2510us

Publicado

em

,

por

Comentários

23 respostas para “Arrumando a tela do notebook HP Pavillion Tx2510us Tablet”

  1. Avatar de Eduardo Mozart de Oliveira

    Muito bom o post amigo!
    A tela do meu note está muito escura, e a primeira coisa que vou providenciar é a troca do inverter, e, se não resolver, tentarei fazer as outras tentativas escritas.
    Obrigado! E um abraço! =D

  2. Avatar de Lys
    Lys

    Bom,o meu ta com o mesmo problema e to com medo de levar na assistencia tecnica e eles me darem esse susto de 1.500,00!!!
    Só que eu nao sei fuçar em computador que nem vc!
    O que eu faço?
    dá um help!!!
    manda mensagem no meu email me ajudando pq to ficando maluca ja sem compuatdor e nao sei onde levar ele !!!
    valeu

  3. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Valeu rodrigo meu notebook está com este problema já desmontei e fiz uma limpeza total e mesmo assim não resolveu,apos visitar varios sites até q enfim encontrei o verdadeiro problema do meu notebook,valeu pela sua colaboração é boa demais

  4. Avatar de fabio
    fabio

    olá, tenho um tx2510us,porem estou com problemas com os níveis de pressão da tablet.. no windows 7, qual o sistema operacional vc usa??
    vc consegue utilizar os níveis de presão?? grato

    1. Avatar de rodrigo

      Olá fabio, faz um bom tempo que não instalo o windows 7 no meu note, que é exatamente igual ao seu, se eu não me engano era só baixar os drivers no site da HP que funcionava… estou usando Kubuntu 11.04 (beta) e a pressão funciona perfeitamente nos programas que entendem ela, como o gimp depois de configurado… estou precisando mesmo instalar uma maquina virtual com win7 nesse note… vou testar chegando em casa e te falo o resultado

  5. Avatar de fabio
    fabio

    Ok Rodrigo! Obrigado pela força!!

  6. Avatar de Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro

    Brother … gostei da dica… tenho um Tx2510us .. e depois de 2 anos ele começou a apresentar problemas com o display. Queria saber se no seu caso, a tela começou a apresentar alguns pontos aleatoreos na tela, como se fossem dead pexels? e se o imagem ia e voltava com sistema operacional reportando erro no drive da placa de video…. aguardo .. valeu

    1. Avatar de rodrigo

      Ola Bruno, no meu caso a tela inteira piscava, mas não tive problemas em regiões especificas nem com driver. Seu problema se parece com o de um amigo meu que teve problemas com o a GPU de uma maquina da mesma serie, embora a dele fosse nVidia e o Tx2510us use ATI, já vi relatos de problemas na serie inteira. Meu colega resolveu o problema trocando a pasta térmica e, se não me engano, colocando uma moeda de cobre polida sobre a GPU para ajudar a dissipação do calor. Verifique se sua placa de vídeo não está esquentando demais (Mais do que o normal, o meu sempre esquentou muito). Um abraço.

  7. Avatar de leo d´leone
    leo d´leone

    srRODRIGO RODRIGUES COM FAZER PARA RESETAR UM PSR 550 YAMAHA SEM SER ATRAVÉS DA ULTIMA TECLA DIGO NO CIRCUITO, OBRIGDO

    1. Avatar de rodrigo

      Olha, pelo circuito nunca fiz, se você tirar as pilhas e a fonte por um tempo ele perde as configurações, normalmente quando eu levo ele para algum ensaio chego la com as configurações perdidas. Eu abri o meu há pouco tempo para trocar o drive de disquete por um usb e não me lembro de ter visto nenhuma bateria, acho que fica só nos capacitores mesmo, outra opção é você restaurar um backup em branco, chegando em casa faço um e posto o link aqui.

  8. Avatar de Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro

    Rodrigo, qual foi a referencia do Inverter que você utilizou para comprar o substituto?

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Prezado Rodrigo
    Podes me ajudar, pois o meu tx-2000 está acionando o touch perto do relógio sem que ninguém toque na tela. O que pode ser?

    1. Avatar de rodrigo

      Ola amigo, provavelmente é o sensor do touch apresentando problema físico, verifique se a tampa da tela não está muito apertada fazendo pressão sobre essa região, se você não utiliza o touch pode desabilita-lo no windows ou pode desconecta-lo abrindo a tela (o sensor é um dispositivo USB), se você usa ele provavelmente terá que substitui-lo, procure no mercado livre, você não precisa trocar a tela toda, apenas o sensor, espero ter ajudado.

  10. Avatar de David Borghi
    David Borghi

    Preciso de uma ajuda quanto a tela. Antes de mais nada parabéns pelo “tuturial”.
    Então, retomando o assunto, meu tx2000 (idêntico ao seu) sofreu uma queda, a tela trincou (na verdade se espatifou, acredito ser o “vidro”(lcd?), minha idéia inicial é remover o vidro…
    Eu não consegui desmontar a parte que contorna por inteiro (perto da onde sai o som).
    Se puder, entre em contato comigo. Muito obrigado!

    1. Avatar de rodrigo

      Ola David, tem dois parafusos meio escondidos na parte inferior da tela, no total são 8 parafusos na tela, e todo o contorno dela é de encaixar, a parte de baixo é meio chata de abrir mesmo mas não me lembro de nenhum segredo, é de encaixe, empurrando o plastico para dentro (para liberar o dente que segura o plastico) ela abre. Mas pelo que entendi você quer retirar a camada superficial da tela, é isso? bom existe uma película sobre a tela que é o sensor do touch, isso é o que provavelmente está segurando o que sobrou da sua tela, logo abaixo da película já é a tela, o vidro faz parte dela, os LCDs são basicamente um sanduíche de vidro num gel que reage à eletricidade com iluminação por trás, essas camadas de vidro não se separam e se você conseguir separa-las sua tela não funcionará mais. Acho que você vai ter que comprar outra tela, há pouco tempo vi a tela (monitor completo) desse modelo por 350 reais no centro, se você procurar só pela tela é provável que ache por volta de 200 reais.

  11. Avatar de Nilson
    Nilson

    Olá Rodrigo,

    Tenho o mesmo modelo de notebook que o seu, porém o meu problema é que não aparece imagem nenhum, mesmo utilizando o monitor auxiliar. Nesse caso teria que trocar totalmente a tela do notebook? ou teria algum conserto?

    att,
    Nilson

    1. Avatar de rodrigo

      Ola Nilson, se a imagem não aparece nem mesmo com monitor auxiliar (tentou fn+f4 e win+p para ver se aparece?) a troca da tela não vai resolver o problema. O mais provável é que o problema seja no BGA (o chip que controla o vídeo) e a troca desse componente é complicada e requer equipamento especial para o tipo de solda que ele usa, então a sua única saída infelizmente vai ser assistência.
      Boa sorte, espero que não saia caro.

  12. Avatar de Maykon
    Maykon

    Olá, eu tenho um tx 2000 e estou procurando um aplicativo que faça girar a tela 90 graus (em retrato) tipo como tablet.
    Eu baixei aplicativo EeeRotate, a questão de virar a tela deu certo, mas quando está dessa maneira quando a caneta chega proximo da tela o cursor fica se movendo sozinho (fica doido).
    Se alguem puder me ajudar… valeu.

  13. Avatar de Carlos Henrique
    Carlos Henrique

    Valeu pela dica amigo… o problema que ocorreu no meu note foi exatamente o descrito por voce.

    Se possivel, coloca fotos mais detalhadas pra exibir a tal lampada porque tive dificuldade pra encontrar.

    valeu t+

    1. Avatar de rodrigo

      Olá Carlos, infelizmente todas as fotos que tenho da tela aberta estão no post, a lampada fica dentro da barra de metal na base da tela, por isso precisei abrir o LCD, mas isso pode variar de modelo para modelo, espero ter ajudado, um abraço!

  14. Avatar de Igor Rodrigues Souza
    Igor Rodrigues Souza

    Bom, tudo começou da seguinte forma. Computador, de uma para outra ficou escuro. Levei para um tecnico, que inspecionando, disse que era componente que controla o vídeo, retirou o componente, montou e surpresa não era só este e sim o cabo flat, querendo cobrar-me R$1.2oo, desisti do serviço e o computador está parado, sem componente original e sem funcionar. O que fazer, pois, quero ajeitar para trabalhar em casa. Ajudem-me

    1. Avatar de rodrigo

      Cara, por componente que controla o vídeo imagino que você esteja se referindo ao BGA, se for isso mesmo infelizmente você vai ter que instalar outro, se fosse só o flat você poderia usar um monitor junto para pelo menos conseguir usar o computador, mas sem o BGA a maquina não liga, então você não tem muitas opções, um abraço e boa sorte

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Prezado Rodrigo,
    Tenho um computador igual ao seu, a tela dele morreu tb..
    Gostaria de saber quanto vc cobra para arrumar a tela do meu??
    Acredito que o problema seja exatamente igual ocorreu com o seu note!!!!!
    Grande Abraço
    Ricardo Capuzzo