Arrumando controles de Xbox 360 (Bumpers)

Um problema muito comum nos controles de video game é a admiração pela lei da gravidade e a vontade que eles tem de conhecer o chão mais de perto, no caso especifico do Xbox 360 o peso das pilha faz com que o controle atinja o chão com os bumpers para baixo, que absorvem todo o impacto e normalmente deixam de funcionar adequadamente.

Os botões ficam afundados, param de ter o “click” que indica o momento exato em que o mecanismo é acionado e é preciso utilizar muita força para que o comando seja reconhecido. Normalmente o botão que quebra é LB, que é um pouco menos resistente que o RB em função da posição dos componentes internos.

Broken Bumper

Muitas vezes compramos mais um controle, se você tem o console a algum tempo já deve ter atingido a marca dos 4 controles que é numero máximo de players por console, mas essa brincadeira pode ser cara, embora um controle original sem fio varie bastante em preço, ele nunca custará menos do que 100 reais e o reparo te custará no máximo o preço de uma chave torx, se você não tiver uma.

A chave em questão é uma Torx T-9 de PINO CENTRAL, ou seja é a versão feita pra você não ter como abrir sem a chave especifica, os parafusos tem um pino no meio que te impedem de colocar uma outra chave, essa é a variação menos comum, certifique de comprar a chave que tenha o buraco no meio para conseguir abrir o parafuso.

Torx T9 Screws

Desmontar o controle não segredo nenhum, a única dica que eu dou é não remover os sticks e os motores como eu faço nas fotos, não necessário.

O problema que acontece com esses controles é que o botão fica um pouco afundado, mas olhando o componente em si não parece haver problema nenhum, o clique apenas fica mais fundo comparado ao outro, problema que é facilmente corrigido adicionando-se um pequeno calço para o botão, o grande truque aqui é o que usar, pois a espessura definirá a sensibilidade do botão.

Você vai precisar remover os Bumpers e colar algo no plástico que protege o espaço de movimentação do Right Stick.

No meu caso eu usei pazinhas de mexer café e gostei muito do resultado, alem de terem a espessura adequada eles são o material mais resistente que achei para colocar ai, li na internet relatos de pessoas que usaram pedaços de cartão ou cartolina, mas as pazinhas foram até mais fáceis de cortar.

Controller Fix

ATENÇÃO, não tente colar com super bonder como eu fiz com o primeiro controle, descobri que alguns tipos de cola derretem o plástico do controle.

Acabei usando uma etiqueta que era o que eu tinha por perto, ficou firme o suficiente, não há muito espaço para as coisas se moverem então a fixação não precisa estar pronta para aguentar um bomba nuclear.

Pronto, agora é só fechar… não tem segredo nenhum no processo, eu arrumei dois controles, no primeiro eu tirei as fotos, o segundo eu arrumei em 3 minutos, é tão rápido e fácil que eu precisei postar isso, o ultimo controle que eu comprei há uns dois anos me custou 160 reais contra 20 reais do kit de Torx que precisei comprar porque a minha T9 não tinha o buraco central.

Fotos do processo:

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/114612966219450043348/albumid/5959363861422317329?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]


Publicado

em

por